Todo atleta sonha em conquistar o topo da sua modalidade. Marco Aurélio Lovato Cardoso de Oliveira, de Araçatuba, não pensa diferente.
O atleta, de 24 anos, está traçando novas metas para este ano e quer chegar ao topo da pirâmide. O lutador de jiu-jitsu vai se preparar para a disputa do Mundial No-Gi (sem kimono) de Jiu-Jitsu, em Las Vegas, Nevada (EUA).
Marco Aurélio começou na modalidade há 19 anos, por influência do pai. Desde então, acumulou conquistas em todas as faixas. Atualmente, ele está na preta e participa de competições com e sem kimono. No ano passado, o atleta conquistou o Itajaí Internacional Open IBJJF, foi vice-campeão do Brasília Open IBJJF, vice-campeão do Itajaí Open IBJJF na categoria absoluto, vice-campeão do São Paulo No-Gi IBJJF e ficou com o terceiro lugar no Curitiba Spring No-Gi IBJJF.
Todos esses campeonatos somam pontos para a disputa do Mundial, nos Estados Unidos. Marco Aurélio compete na categoria até 77kg e precisa de 30 pontos para se classificar.

O jovem já teve outras experiências fora do Brasil. Em 2023 ele percorreu diversos países pela Europa durante 3 meses. Ele disputou diversos campeonatos e também treinou por lá.
Sistema de classificação baseado nos campeonatos
O sistema de classificação do ranking é baseado no desempenho dos atletas nos campeonatos, mas não só isso. Quem aparece no topo também pode ter os pontos multiplicados.
“As minhas principais metas para 2025 são: lutar todas as competições possíveis aqui no Brasil, ir para os Estados Unidos em novembro e ficar até dezembro, lutar o Pan No-Gi da IBJJF e o World No-Gi da IBJJF”, destacou Marco Aurélio.
Leia mais: Mirassol deve anunciar Reinaldo em breve
Preparção de Marco Aurélio já começou
O atleta já foi líder do ranking da AJP Tour, federação de Jiu-Jitsu de Abu Dhabi, em 2023. No mesmo ano, ocupou a 4ª colocação do ranking global da mesma entidade.
Além disso, Marco Aurélio foi líder do ranking faixa roxa da IBJJF, categoria peso leve, em 2019. Naquela temporada, ele se manteve invicto em 47 lutas.
Esses feitos o motivam a pensar em uma nova fase de liderança. “Este ano meu foco será maior no físico, com uma preparação voltada para a explosão. Vou continuar treinando muito jiu-jitsu e investindo na preparação física, com dois treinos de jiu-jitsu por dia e mais duas sessões de treino físico por semana”, explicou o atleta.
O atleta ainda planeja disputar o Curitiba Summer International da IBJJF, nos dias 23 e 23 fevereiro. A competição já vale pontos para o ranking.
Continue acessando o Atletas do Interior e fique por dentro do esporte regional!