O Grupo Hisatugo/SMERL, de Araçatuba (SP), voltou a se destacar no cenário estadual ao conquistar o vice-campeonato geral do Campeonato Paulista de Karatê Shotokan JKS 2026. A competição foi realizada no último dia 21 de junho, no Centro de Especialidades em Artes Marciais “Eliel Gomes”, em Hortolândia (SP), reunindo algumas das principais equipes da modalidade no Estado.
Com uma campanha expressiva, a delegação araçatubense encerrou sua participação com 31 medalhas, sendo 20 de ouro, cinco de prata e quatro de bronze, além de assegurar a convocação de 23 atletas para a Seleção Paulista JKS, que representará o Estado no Campeonato Brasileiro da modalidade.
O torneio estadual também teve caráter classificatório para o Campeonato Brasileiro Shotokan JKS, programado para ocorrer entre os dias 8 e 11 de outubro, no Rio de Janeiro.

Faça parte do nosso grupo de ofertas no Whatsapp
Leia mais:
- Araçatubense garante vaga no Pan após conquistar prata no Sul-Americano de Karatê
- Araçatubense convocada para a Seleção Brasileira Sub-19 de Vôlei
Equipe de Araçatuba domina pódios em Hortolândia
O desempenho do Grupo Hisatugo/SMERL reafirma a tradição da equipe entre as principais forças do karatê paulista. Ao longo da competição, atletas de diferentes categorias subiram ao pódio, garantindo títulos individuais e por equipes.
Entre os campeões paulistas de 2026 estão:
- Afonso Rosa Toledo (Kumite)
- Aisha de Paula Saad (Kumite)
- Ana Luísa Ramos Santana (Kata)
- Anthony Akio Lima Hisatugo (Kata)
- Beatriz Eduarda Carvalho Taparo da Silva (Kumite)
- Cleiton Roberto Nagasaki Itakura (Kata e Kumite)
- Diego Andrei Valério (Kumite)
- Enzo Borges da Silva (Kata)
- Fábio Hisatugo (Kumite)
- Gabriela da Silva Madeira (Kata)
- Giovana Sampaio dos Santos (Kumite)
- Heloísa Santos Arruda (Kata)
- Laura de Oliveira Silva (Kata e Kumite)
- Maria Eduarda Lafragola da Silva (Kumite)
- Mateus Rogério de Oliveira Souza (Kumite)
- Nanda Carvalho Girasol (Kumite)
- Equipe Feminina de Kumite, formada por Laura de Oliveira Silva, Maria Eduarda Lafragola da Silva e Beatriz Eduarda Carvalho Taparo da Silva.
Além dos títulos, a equipe conquistou cinco vice-campeonatos e quatro medalhas de bronze.

Atletas se destacam em mais de uma categoria
Entre os principais nomes da delegação estiveram Laura de Oliveira Silva, Anthony Akio Lima Hisatugo, Cleiton Roberto Nagasaki Itakura, Maria Eduarda Lafragola da Silva e Fábio Hisatugo, atletas que alcançaram o pódio em duas oportunidades cada, conquistando medalhas em diferentes categorias.
O resultado reforça o alto nível técnico apresentado pelo grupo e evidencia o trabalho contínuo desenvolvido pela equipe na formação de atletas de base e de alto rendimento.
Araçatuba terá 23 representantes no Brasileiro
O excelente desempenho no Campeonato Paulista garantiu ao Grupo Hisatugo/SMERL a convocação de 23 atletas para a Seleção Paulista JKS, que disputará o Campeonato Brasileiro no Rio de Janeiro.
Foram convocados:
Afonso Rosa Toledo, Aisha de Paula Saad, Alexandra dos Santos Granja, Ana Luísa Ramos Santana, Anthony Akio Lima Hisatugo, Beatriz Eduarda Carvalho Taparo da Silva, Cleiton Roberto Nagasaki Itakura, Diego Andrei Valério, Enzo Borges da Silva, Fábio Hisatugo, Felipe Aversa Martins, Gabriela Silva Madeira, Giovana Sampaio dos Santos, Heitor Bruno Ferreira Lopes, Heloísa Santos Arruda, Júlio César Esteves da Silva, Laura de Oliveira Silva, Leandro Borrego Marini, Maria Eduarda Lafragola da Silva, Mateus Rogério de Oliveira Souza, Nanda Carvalho Girasol, Otávio Sousa Silva e Rogério Moreira Zago Scarpini Girasol.
Foco agora é o Campeonato Brasileiro
Após a expressiva campanha no estadual, o professor Fábio Hisatugo já iniciou a preparação da equipe visando o Campeonato Brasileiro Shotokan JKS. A expectativa é manter o alto nível de desempenho e ampliar a coleção de títulos no cenário nacional.
O treinador também destacou a importância do apoio recebido para o desenvolvimento do projeto esportivo e agradeceu aos parceiros Dr. Fábio Fumagalli Garcia (cardiologista), ACCON Construções, BRAV Benefícios, Academia AM2 e Prefeitura de Araçatuba, instituições que contribuem diretamente para a formação e o fortalecimento dos atletas da equipe.
Com os resultados obtidos em Hortolândia, o Grupo Hisatugo/SMERL reafirma sua posição como uma das principais referências do karatê paulista e segue levando o nome de Araçatuba aos principais pódios do país.