Araçatubense garante vaga no Pan após conquistar prata no Sul-Americano de Karatê

A karateca araçatubense Maria Eduarda da Silva Madeira voltou a se destacar no cenário internacional ao conquistar a medalha de prata no Campeonato Sul-Americano de Karatê, disputado entre os dias 15 e 21 de junho, em Cartagena, na Colômbia. Com o resultado, a atleta assegurou vaga para o Campeonato Pan-Americano, que será realizado entre os dias 24 e 30 de agosto, em San José, na Costa Rica.

Considerado o principal torneio da modalidade na América do Sul, o Sul-Americano reuniu atletas das categorias Sênior, Júnior (16 e 17 anos), Cadete (14 e 15 anos), Sub-14 (12 e 13 anos) e Sub-12 (10 e 11 anos), além de contar com representantes de 15 países do continente. Nas categorias de base, o Brasil terminou a competição como campeão geral.

Maria Eduarda, que competiu na categoria Júnior (16/17 anos), chegou ao campeonato após conquistar a vaga na Seleção Brasileira por meio da Seletiva Nacional realizada em Ilhéus (BA). Na ocasião, a atleta venceu todas as lutas e garantiu a classificação de forma invicta, assegurando sua quarta convocação consecutiva para defender o Brasil em competições internacionais.

Sul-Americano de Karatê
(Foto: Divulgação)

Faça parte do nosso grupo de ofertas no Whatsapp

Leia mais:

Maria Eduarda conquista segunda medalha internacional

Em Cartagena, a representante de Araçatuba protagonizou mais uma campanha consistente. A karateca venceu todos os confrontos até a decisão, avançando à final da competição. Na disputa pelo ouro, acabou sendo superada pela atleta chilena, atual campeã Pan-Americana, ficando com a medalha de prata. Ainda assim, o resultado garantiu presença no pódio continental e a classificação automática para o Pan-Americano da Costa Rica.

Esta é a segunda medalha internacional conquistada por Maria Eduarda. Em 2023, a atleta já havia subido ao lugar mais alto do pódio ao conquistar o título de campeã sul-americana, consolidando-se como um dos principais nomes da nova geração do karatê brasileiro.

Além dos resultados internacionais, a atleta mantém uma trajetória de destaque no cenário nacional. Maria Eduarda é octacampeã paulista consecutiva, permanecendo invicta no Campeonato Paulista desde 2018, e também possui título brasileiro em seu currículo.

A preparação da atleta é realizada sob a orientação do professor Fábio Hisatugo, faixa-preta 7º DAN pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK) e técnico da Seleção Paulista desde o ano 2000. O trabalho desenvolvido pela equipe Hisatugo tem colocado Araçatuba em evidência no karatê nacional e internacional há mais de duas décadas.

O técnico Fábio Hisatugo também destacou o apoio dos parceiros que contribuem para o desenvolvimento da atleta e da equipe: Dr. Fábio Fumagalli Garcia (cardiologista), ACCON Construções, BRAV Benefícios e Academia AM2.

Destaques

Paulista Shotokan JKS
Grupo Hisatugo/SMERL conquista vice no Paulista Shotokan JKS e garante 23 atletas na Seleção Paulista
Sul-Americano de Karatê
Araçatubense garante vaga no Pan após conquistar prata no Sul-Americano de Karatê
Seleção Brasileira Sub-19 de Vôlei
Araçatubense convocada para a Seleção Brasileira Sub-19 de Vôlei
rio-pretense-de-12-anos-conquista-vice-da-copa-do-mundo-de-patins
Rio-pretense de 12 anos conquista vice da Copa do Mundo de Patins
Judocas de Rio Preto
Judocas de Rio Preto disputam Campeonato Paulista Sub-13
Brasil x Haiti escalações
Brasil x Haiti: escalações e onde assistir
Alexandre Bronzoni
Alexandre Bronzoni conquista bi do sul-americano de karatê e garante vaga no Pan
Seleção Araçatuba
Karatê Hisatugo marca presença no Campeonato Sul-Americano
Brasileiro de Jiu-Jitsu
Alice Chederolli vence em Araçatuba e ganha confiança para o Brasileiro de Jiu-Jitsu
Brasil Neymar treina
Brasil intensifica preparação e Neymar treina pela 1ª vez

Redes Sociais

Destaques