O atleta de Araçatuba, Lucas Henrique de Mello Santos, de 24 anos, participou, no início do mês, do Campeonato Brasileiro de Atletismo Indoor, realizado em Bragança Paulista.
A competição é uma das mais importantes do cenário nacional e reúne atletas de todo o Brasil.
Para garantir sua participação, Lucas precisou estar entre os 20 melhores tempos do país na prova dos 60 metros rasos.
No entanto, apesar do esforço, o corredor não conseguiu atingir a marca necessária para se classificar para o Campeonato Sul-Americano de Atletismo Indoor, que será realizado na Bolívia nos dias 22 e 23 de fevereiro deste ano.
A prova dos 60 metros é considerada uma das mais desafiadoras do atletismo de velocidade. Por ser a mais curta, exige explosão e técnica apurada, além de ser disputada exclusivamente em pistas indoor.
Dessa forma, na seletiva, apenas o primeiro e o segundo colocados do ranking garantiram vaga para o Sul-Americano.

Leia mais:
- Wallace Lemos estreia no clássico contra o Penapolense
- Aulas de beach tennis agitam o Sesc Birigui no fim de semana
- Corrida Super Mulher está com inscrições abertas em Araçatuba
Lucas Mello divide o sonho de ser corredor com os estudos
O jovem iniciou sua trajetória no atletismo de Araçatuba em 2017, mas foi somente em 2022 que a equipe voltou a ser filiada à Confederação Brasileira de Atletismo. A partir desse momento, Lucas passou a evoluir de maneira significativa em suas provas.
“Comecei no atletismo em 2017 com incentivo de uma professora da escola onde estudava. Em 2022, quando a equipe foi federada, comecei a evoluir dentro das minhas prova. No mesmo ano que federou comecei a treinar com o treinador Elias, que é especialista nas provas de velocidade”, nos contou o atleta.
A rotina de treinos é intensa. Lucas treina nas pistas durante os períodos da manhã e da tarde. Enquanto isso, à noite, frequenta as aulas da faculdade.
O corredor está cursando fisioterapia e precisa conciliar sua dedicação ao esporte com os estudos.
Mesmo com a agenda apertada, Lucas já acumula diversas conquistas representando a Associação Cultural Nipo-Brasileira e a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Recreação de Araçatuba. Entre seus principais títulos, destacam-se:
2022
- Campeonato Paulista – Vice-campeão nos 200 metros
- JUBS SP – 3º colocado nos 200 metros
2023
- Circuito Paulista Open – 3º colocado nos 200 metros
2024
- Jogos Regionais – Atual campeão nos 100 e 200 metros
- Jogos Abertos – 4º colocado nos 100 metros
- Circuito Open Paulista – 2º colocado nos 100 metros
Foco nos treinos para melhorar ainda mais os tempos
Elias Paes de Souza, treinador especialista em provas de velocidade, é responsável por planejar e supervisionar os treinamentos de Lucas. Ele elabora os exercícios e o cronograma de treinos do atleta.
“As melhores provas dele são os 100 e os 200 metros rasos. Ele rendeu melhor na prova de 100 metros. Os treinos são elaborados de acordo com o calendário de competições onde trabalhamos mais a especificidade de cada modalidade”, nos conta o técnico.
Atualmente, Lucas e sua equipe estão se preparando para um calendário repleto de desafios, que inclui os Jogos Regionais (julho), o Campeonato Paulista de Atletismo (junho) e os Jogos Abertos (outubro).
Lucas Mello quer voar ainda mais alto: “Meu maior sonho, com certeza, é disputar olimpíadas e mundial”.